SAÚDE MENTAL EM TEMPO DE CORONA VÍRUS

Vitale RH Consultoria Empresarial em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas Maringá Paraná

ISOLAMENTO: SOLUÇÃO OU PROBLEMA?

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O que pode prevenir a saúde Física compromete a mental. Parece contraditório não é mesmo? Mas é isso realmente, uma contradição. O que pode nos curar também nos fere. Estamos vivendo um momento histórico, onde o mundo parou frente a uma pandemia, o Corona Virus, e claro que esse isolamento mundial traria consequências intensas, não só na Economia, no Sistema de Saúde, mas também na psiquê humana. De repente, as pessoas tiveram de romper com suas rotinas, se afastar de amigos, familiares, deixar de sair de casa.

O corona vírus obrigou o mundo todo a mudar de hábitos. Passamos do relacionamento ao isolamento, a ter que conviver intensamente com a tecnologia para suprir nossas necessidades de afetos, e claro, que mesmo assim essa necessidade ficou comprometida, pois não podemos abraçar, beijar, dar um aperto de mão, nem se quer encostar a mão no ombro amigo. Realmente nada de contato, pelo menos a um metro de distância. Triste não?

Quando pensamos em quem somos, sabemos que o ser humano é um organismo cheio de hormônios e que alguns deles são procedentes do convívio com o outro, como a ocitocina, hormônio que vem da interação de afeto. E sem esse convívio a propensão a quadros de desequilíbrios aumentam significativamente. Podem surgir frente a pandemia, doenças causadas pelo stress, quadros de ansiedade, depressão, fobias, compulsões alimentares, temos um rol de neuroses a disposição do Covid infelizmente. Pensando nisso, para reduzir um pouco esses danos, temos que pensar em soluções que estimulem ou pelo menos mantenham nossa saúde Mental, como:

  1. SONO: É importante manter o horário habitual de dormir, com períodos de sono adequados e  de forma disciplinada. Por estar em casa, a probabilidade é de ficar mais tempo deitado. Então a dica é movimentar-se e dormir somente quando estiver com sono.
  2. REALIZE ATIVIDADES QUE LHE CAUSE BEM-ESTAR: Busque fazer o que agrada e gera prazer, música, leitura, conversas, jogos eletrônicos, palavras Cruzadas, artesanato, um bom filme.
  3. ATENÇÃO AO CONTEÚDO: Assistir a filmes, séries e fazer uma leitura é ótimo, mas dê preferência a conteúdos informativos ou de entretenimento leve, que não estimulem paranoias.
  4. DOSE AS INFORMAÇÕES: Regule o consumo de notícias. Veja só o suficiente para garantir uma boa prevenção, sem excesso, nem de mais, nem de menos.Mas também não fique aleio a tudo que está acontecendo, afinal estamos em meio a uma pandemia.
  5. ROTINA, ROTINA, ROTINA: Tente manter uma rotina próxima a que fazia antes da Pandemia, pelo menos manter horario de acordar, de fazer as refeições, estudos, trabalho, agora em Home Office. A rotina é importante para amenizar as mudanças e efeitos do isolamento. Para quem tem criança pode ser ainda mais estressante. Por isso, para facilitar os cuidados, é interessante seguir uma série de hábitos em casa: horário de acordar, de fazer as obrigaçãoes, de divertir, se exercitar. O recomendado é manter as responsabilidades e não encarar como se a quarentena fosse férias.
  6. ESCOLHA UM PROJETO: Não precisa ser nada grandioso, mas é interessante ter um propósito, um compromisso consigo mesmo para não ficar com a sensação de tempo perdido. Faça um lista com afazeres, como ler um livro, organizar um armário, fazer um curso on-line.
  7. HOME-OFFICE: É muito importante que se tenha um local especifico para o trabalho, então se possível, separe um local, sem tanto conforto para não dar sono, porém iluminado, arejado. Não pode ser deitado no sofá ou na cama. Coloque uma cadeira e tente recriar um espaço o mais parecido possível com o do seu trabalho”.
  8. ATIVIDADES FÍSICAS: A prática de exercícios fÍsicos nesse período é muito importante, pois possIbilita a liberação de hormônios do prazer, aumenta a circulação, diminuindo assim risco de doenças cardiovasculares.
  9. VER O COPO MEIO CHEIO: Ver o lado bom de cada situação pode ajudar a evitar pensamentos negativos num momento de crise mundial como agora. Pense em tudo que pode aprender com isso e aproveite para curtir o tempo com a família, ressignificar sua relação com filhos, lar e com o trabalho.
  10. VESTUÁRIO: Vista uma roupa legal, não fique de pijama o dia inteiro.é importante cuidar a auto-estima, então cuide do cabelo, unhas, maquiagem, vista uma roupa bonita que lhe proporcione bem estar.

 

Desafios da quarentena são inúmerosPara os que são mais ativos, a probabilidade de ficarem mais angustiados é maior do que aquelas que tem uma vida mais tranquila. Então não se alarme, mas procure ajuda de amigos, familiares ou profissional se tiver sintomas como:

  • Acesso de raiva, impulso à violência
  • Forte comportamentos compulsivos (comer exageradamente, lavar demasiadamente as mãos) que maltratam seu corpo
  • Tristeza profunda por vários dias, desânimo geral
  • Palpitações, ataques de ansiedade e crises de pânico
  • Também vale ficar atento a sintomas físicos que podem estar relacionados a transtornos emocionais.

 

Em virtude da quarentena do coronavírus, os conselhos de psicologia liberou os atendimentos on-line e está disponibilizando de uma lista dos profissionais que atendem por Skype. A Chave da Questão é um site(gratuito) que reúne psicólogos que poderão ajudar pessoas que estejam ansiosas, depressivas, agressivas, compulsivas ou com medo demais. O atendimento é online e gratuito no. Endereço www.achavedaquestao.com.br. Para casos mais graves com ideação suicida: Disque 188 para o Centro de Valorização da Vida (CVV).

Além e todas as recomendações, o trabalho também pode ajudar muito, pois tem um papel central na vida das pessoas, já que grande parte do tempo das pessoas é em função de sua atividade profissional, e/ou se preparando por meio de estudos e treinamento para conseguir algum trabalho ou promoção. Para Morin e Tonelli e Pliopas (2003), o trabalho faz parte da construção da identidade de um indivíduo e também de seu desenvolvimento pessoal. Não é apenas um meio de ganhar a vida, mas um processo de criação. E como todo processo de criação traz bem estar psíquico, tão valioso em tempos de Corona Vírus.

Porém, temos trabalhos que não são tão prazerosos assim, e que podem contribuir para o surgimento de doenças psíquicas e agravar o sofrimentoConsiderando esta realidade, o trabalho tanto pode colaborar para o fortalecimento da saúde mental do trabalhador como também contribuir para a formação de perturbações orgânicas, resultando em manifestações psicossomáticas e de conduta do trabalhador.

Dessa forma é super importante em momentos de crise como esse que estamos vivendo do Corona Vírus, que as empresas se preparem para acolher esses colaboradores, que poderão estar vivendo muitas dificuldades, como o desemprego familiar, dificuldade financeira, perda de um ente querido, etc.

Uma alternativa interessante para as empresas seria criar ambientes de escuta para esses colaboradores ou programas de apoio, como “Escuta Psicológica”, onde os colaboradores poderão levar suas demandas a um profissional de Psicologia o qual fará o acolhimento e direcionamento necessário. É importante que essas ações sejam alinhadas com o corpo diretivo da organização e que tenham profissionais devidamente treinados e capacitados para isso.

Caso surja ou se manifeste em algum colaborador sintomas de doença mental, é saudável a empresa apoiar a pessoa, criando um espaço de conduta segura e humanizada para o acolhimento.

Além de ações de identificação de doenças mentais, é importante trabalhar na prevenção do problema. Por mais estressante que seja a função, é possível oferecer um ambiente mais saudável.

 

Por: Tatiane Terezan Lopes Zotto

 

ARGYRIS, C. Personalidade e organização: o conflito entre o sistema e o indivíduo. Rio de Janeiro: Renes, 1957. 

MORIN, Estelle;TONELLI, Maria José e PLIOPAS, Ana Luisa Vieira. O trabalho e seus sentidos. Psicol. Soc. [online]. 2007, vol.19.

FILGUEIRAS, I. Valor Investe — São Paulo